O cancro da pele cresce anualmente em Portugal e merece cuidados: conheça as 5 dicas para prevenir esta doença

De acordo com o Retrato da Saúde – 2018, divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde, as doenças de pele estão em 4º lugar entre as 5 principais causas de morbilidade em mulheres portuguesas e em 2º lugar entre os homens. Acne, dermatite e psoríase surgem como as principais doenças referidas neste inquérito.

Uma das doenças que tem vindo a aumentar em Portugal é o cancro da pele. A estimativa é de 700 novos casos de melanoma maligno anualmente. Como é uma doença relacionada com a exposição à radiação UV em excesso, é fundamental adotar alguns cuidados para preveni-la no verão.

De acordo com o Instituto de Oncologia CUF há comportamentos essenciais para a prevenção do cancro da pele. Descubra 5 comportamentos a adotar:

1 – Prefira ficar à sombra

A melhor maneira de se proteger das radiações UV quando estiver ao ar livre é permanecer à sombra, em locais cobertos e protegidos.

2 – Não utilize solários nem lâmpadas UV

Este tipo de equipamentos torna a pele vulnerável à radiação UV e, ao contrário do que se pensa, não são mais seguros do que a exposição solar direta.

3 – Vista roupas que protejam a pele e utilize óculos de sol

Roupas com manga comprida, calças e chapéus com abas são importantes para preservar a exposição da pele. Além disso, escolha óculos de sol com 99% ou 100% de proteção UV para a proteção dos olhos.

4 – Hidrate-se e alimente-se muito bem

Beba muitos líquidos, especialmente água para manter uma boa hidratação da pele e opte por uma rotina alimentar rica em nutrientes.

5 – Use protector solar

Usar sempre um protetor solar com um fator de proteção adequado ao tipo de pele – o rosto necessita de um fator de proteção maior do que o escolhido para o corpo.

Voltar