Perguntas Frequentes

1. O que são vitaminas?

As vitaminas são nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo. Como não temos capacidade de as sintetizas, as vitaminas devem ser ingeridas através da alimentação.

2. O que é uma deficiência de vitamina?

Ocorre uma deficiência de vitaminas, ou hipovitaminose, quando a quantidade de vitaminas está abaixo da quantidade ideal. Este quadro por ocorrer por défice da ingestão ou por redução na absoção das mesmas.

3. Como saber se o seu consumo de vitaminas é suficiente?

Consulte o seu médico ou nutricionista para avaliar a sua situação geral, procurando avaliar a sua dieta, hábitos diários e níveis de vitaminas no organismo.

4. Quais os fatores que podem desencadear uma deficiência vitamínica?

A deficiência pode ser causada por uma dieta inadequada; consumo desequilibrado de alimentos; necessidades aumentadas de vitaminas nos casos de crianças em fase de crescimento, mulheres durante a gravidez e aleitamento, em casos de infeções graves ou tratamento prolongado com medicamentos; má absorção e digestão, sobretudo, em idosos, e em casos de uso prolongado de medicamentos específicos, entre outros.

5. Que hábitos ou fases específicas da vida pode ser importante a toma de um suplemento alimentar?

Os adolescentes, idosos e pessoas em dieta para emagrecer podem consumir quantidades insuficientes de vitaminas. As grávidas e as mulheres a amamentar, os fumadores e as mulheres que tomam a pílula anticoncepcional tendem a necessitar um maior aporte de vitaminas.

6. Todas as pessoas podem tomar suplementos alimentares?

Sim, no entanto é recomendada a avaliação por um médico ou nutricionista de forma a fazer a opção mais indicada para a sua situação individual.

7. Porque é que os idosos apresentam uma maior dificuldade na obtenção de vitaminas e minerais?

Este público normalmente tende a ter menos apetite e a comer quantidades menores de alimentos. Além disso, o processo de envelhecimento induz a mudanças na mastigação, digestão e absorção dos alimentos, comprometendo também o aporte adequado dos nutrientes pela alimentação.

8. A toma de suplementos alimentares aumenta o peso corporal?

Não, as vitaminas não contêm calorias, ou seja, não aumentam o peso corporal. Alguns suplementos contêm componentes na sua formulação com calorias, entretanto, em quantidades mínimas que não afetam o peso corporal.

9. Existe alguma diferença na ação entre as vitaminas naturais e as sintéticas?

Não, as vitaminas sintéticas apresentam uma estrutura química idêntica à das vitaminas presentes nos alimentos, por isso, atuam de forma semelhante no organismo.

10. Por que motivo que os suplementos alimentares apresentam doses acima das recomendações diárias?

Porque as recomendações diárias sugerem quantidades para indivíduos em condições normais de saúde. Contudo, há estados onde há necessidades maiores como na gravidez e no aleitamento, em indivíduos fumadores, com stress físico, alcoolismo e com idade avançada. Os suplementos alimentares são formulados especialmente para suprir estas necessidades, sempre dentro do valor máximo de segurança estipulado pelas entidades oficiais.

11. As doses elevadas de vitaminas são toleradas por qualquer pessoa?

As necessidades e tolerâncias de vitaminas variam de pessoa para pessoa, e mesmo de vitamina para vitamina. O seu nutricionista ou médico avaliará a quantidade adequada de acordo com a sua análise individual.

12. O teor de vitaminas varia nas frutas e vegetais frescos?

Sim, dependerá do tipo de clima e solo, da qualidade, dos métodos de colheita, das condições de transporte e armazenamento das frutas e legumes.

13. Alimentação x Suplementação

Os alimentos fornecem quantidades adequadas de vitaminas e minerais, contudo, esta proporção varia de acordo com a qualidade do solo e a época do ano. A suplementação é indicada para reforçar essa ingestão, principalmente para a população que não consegue manter uma alimentação totalmente equilibrada.

14. Qual o melhor horário para tomar suplementos alimentares?

Não existe um horário correto para todos os suplementos mas pode criar uma rotina diária, utilizando o suplemento, por exemplo, sempre ao pequeno-almoço.

15. Os suplementos vitamínicos são considerados "doping" no desporto?

Não. As vitaminas podem contribuir para suprimir as necessidades nutricionais dos atletas, que são mais elevadas em relação a esses nutrientes.

16. As vitaminas combatem os "radicais livres" no organismo. O que significa isto?

Os radicais livres são produzidos pelas reações do metabolismo corporal e, quando em excesso, podem prejudicar o normal funcionamento do organismo. Alguns fatores externos podem aumentar sua produção, como poluição,o uso de cigarros ou a exposição solar. A utilização de suplementos contendo vitaminas C, E, e outras, pode proteger os tecidos do organismo contra os danos provocados pelos radicais livres.

17. Um suplemento de vitamina D pode ajudar a prevenir a osteoporose?

A vitamina D é responsável por otimizar a absorção e utilização do cálcio. A sua deficiência pode aumentar o risco de osteoporose, contudo, a sua suplementação deve respeitar os limites máximos indicados pelas entidades oficiais ou pelo seu médico ou nutricionista.

18. Os suplementos podem melhorar estados de fraqueza?

Sim, há diversas vitaminas e minerais que contriuem para a redução do cansaço e da fadiga.

19. Qual o tempo máximo que posso tomar um suplemento alimentar?

O limite máximo e o período de toma de qualquer suplemento deves ser estipulado de acordo com a avaliação e recomendação do profissional de saúde que o acompanha.

20. Alguns medicamentos podem afetar as necessidades de vitaminas?

Sim, alguns medicamentos podem comprometer a capacidade do organismo absorver, utilizar, armazenar e excretar vitaminas. Consulte o profissional de saúde que o acompanha e saiba mais sobre a sua situação.